05/09/2013 às 17:00 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:59

Sindilojas do Crato, uma realidade

Crato

Convictos de que nos anos que marcam o início das atividades do Sindilojas do Crato. Estamos fazendo o melhor possível para a sua afirmação como entidade sindical atuante. Temos o prazer de apresentar um relato de suas atividades, para que os leitores tomem conhecimento de um trabalho que vem sendo feito no decorrer destes anos cuja proposta, é firmá-lo como Sindicato forte e representativo. E que sua trajetória seja duradoura e reivindicativa na defesa dos seus objetivos. Graças ao esforço de um grupo de comerciantes, liderado por Juvêncio Mariano dos Santos, Audir de Araújo Paiva e Edmilson Bruno Correia. O que antes parecia um sonho, pois, envolvia trabalho, dedicação e dinheiro, para custeio das despesas, com material de expediente, publicações no Diário Oficial, viagens etc., necessárias ao início da fundação da entidade. O SINDILOJAS, hoje é uma realidade. Em 15.12.1985, (com o apoio da Associação Comercial, e do C. D. L., entidades que na época eram Presididas por Humberto Mendonça, e Valdemir Correia de Sousa, respectivamente).

Audir, Juvêncio e Edmilson, aceitaram o desafio. E gratuitamente, trabalharem para fundar o SINDILOJAS, (nome abreviado do Sindicato dos Lojistas do Comércio). Naquela época fundar um sindicato era tão complicado e demorado que desanimava o maior dos otimistas. Mas, o grupo estava determinado a criar uma entidade para servir de equilíbrio nas lutas entre o capital e o trabalho e ter legitimidade Jurídica e representativa para defender a classe. Os trabalhadores no comércio, já estavam organizados desde 1963, reivindicando os seus direitos. E os lojistas não tinham a entidade exigida na lei para lhes defender. Com a instalação na cidade, da Sub Delegacia do Ministério do Trabalho e da Justiça do Trabalho, e a promulgação da Constituição Federal de 1988, apressaram a necessidade da criação de uma entidade patronal para negociar e defender a categoria nos dissídios, acordos e convenções coletivas, antes tudo era feito a revelia da realidade local. Foi criado o embrião do Sindilojas com o nome de Associação dos Lojistas do Comércio de Crato. Seu primeiro Presidente, o empresário Juvêncio Mariano dos Santos, deu os primeiros passos. Posteriormente, em 01.07.1991, como exigia a legislação sindical, foi requerido ao Ministério do Trabalho com sede em Brasília, a transformação da Associação, em Sindicato, e a expedição do respectivo registro da entidade Sindical, data da fundação propriamente dita do Sindicato.

Eleito Presidente, Audir de Araújo Paiva, empresário e advogado, militante nas áreas sindical e trabalhista, conhecedor da matéria, logo tratou de preparar o Sindicato para a sua nova fase, pois, deixava de ser a Associação para ser o SINDILOJAS, com legitimidade e personalidade jurídica para representar a categoria, no âmbito de sua base territorial, na forma do estabelecido no Artigo 8°, inciso III da Constituição Federal. No início, como acontece com as entidades, sem receita própria, as despesas eram custeada, pela própria Diretoria. Depois, com um pequeno orçamento, cuja receita é originada das mensalidades dos sócios (três reais por mês) e da parte que é repassado ao Sindicato, referente às Contribuições Confederativa e Sindical, foram criadas as condições mínimas para o funcionamento da entidade. Comprados os primeiros móveis, seguido da compra de máquinas de escrever, arquivos, armários, telefone, fax , ar condicionado e um computador de última geração para informatizar todo o serviço da entidade.

Estando a entidade com as condições básicas para desenvolver suas atividades, vamos partir para a terceira etapa do nosso projeto de administração, que é firmar o Sindicato como entidade vigilante na defesa dos seus representados, prestando a devida assistência necessária aos que sentirem prejudicados. Como já ocorreu com o sistema de cobrança de impostos, ou por perseguição fiscal, etc., a exemplo, da polêmica operação padrão, quando o Estado, pretendia, arbitrariamente, aumentar a sua arrecadação.

Lembram, daquele imposto cobrado a título de diferença de ICMS, que assustou a todos os lojistas? E que após um movimento organizado por todas as entidades de classe fez o Governo recuar. Pois é assim que o Sindicato, devolve aos seus associados o dinheiro pago por eles. Hoje o Sindicato já é membro do Pacto de Cooperação do Cariri, entidade composta dos principais líderes da região. Reunindo-se todas as segundas feiras em lugar previamente determinado, onde é questionado os problemas da Região do Cariri, provocando a parceria empresa privada e Governo para encontrar a solução adequada. Já encontra-se em estudo a possibilidade de breve o Sindilojas ter uma assessoria jurídica permanente para servir aos nossos associados, assim, em silêncio, vamos passo a passo construindo o nosso SINDILOJAS.

Já somos filiado ao Sistema Confederativo do Comércio Lojista do Brasil, através da Confederação Nacional do Comércio com sede no Rio de Janeiro. Temos representantes na Federação do Comércio do Estado do Ceará, com sede em Fortaleza. O nosso Presidente Audir de Araújo Paiva, recentemente, foi eleito diretor daquela entidade. Mas o sucesso não teria sido alcançado se não fosse o empenho de todos que constituem a Diretoria os quais tem um objetivo, vencer os desafios. A nossa parte estamos fazendo. E você já é sócio do Sindicato? Não! Então venha contribuir com a sua parte associando-se e participando.

Não existe entidade forte, com a classe omissa. Queremos contar com você, para nos ajudar na construção do Sindilojas. Nesta oportunidade, agradecemos o apoio que continuamos a receber do CDL, através do seu Presidente, Sr. Duda, e da Associação Comercial através do seu Presidente, Sr. Justo Júnior, aos colaboradores, e a todos que contribuem para a realização deste ideal. O qual chamamos de SINDILOJAS.

Sobre o Sindicato

Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Crato

  • Endereço:
    Av. Duque de Caxias, 714 - 1º andar - sala 104 - Centro
  • CEP: 63101-310
  • Processo: 1002
  • Telefone(s):(88) 3521-3626
    Fax:(88) 3521-3626
  • Email contato: sindilojascrato@gmail.com
  • Presidente:
    JOSÉ GILSON RIBEIRO DE ALENCAR PARENTE