06/07/2015 às 08:45 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:59

EXPOCRATO 2015

Foto: Divulgação

Expocrato, cujo nome oficial é Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, é um evento realizado anualmente, no mês de julho, na cidade do Crato, estado do Ceará.

Associando cultura, artesanato, shows musicais e o agronegócio, a Expocrato está entre os grandes eventos do Norte/Nordeste brasileiro. São ao todo nove dias de festa, desfile e leilão de animais, comidas típicas, shows musicais e culturais.

Estrutura

 

Com aproximadamente (33 he) trinta e três hectares de área, assim distribuídos:

 

Área de leilões, shows, engenho de rapadura, cana de açúcar, casa de farinha, picadeiro, stands, barracas de bebidas e comidas típicas, parque de diversões, pavilhões de exposição de animais, pavilhão para exposição de cachorros de raça, área para julgamentos de animais, exposição de floricultura e artesanatos, agências bancárias, um espaço reservado para a Universidade Regional do Cariri  URCA, etc.

Expocrato 2015  deve gerar  alguns milhões em negócios

 

Do dia 12 ao dia 19 de julho de 2015, mais de sete mil bovinos, ovinos, caprinos e equinos de alta linhagem e alto padrão genético estarão em exposição durante a 64ª edição da Exposição Centro-Nordestina de animas e produtos derivados.

Animais que serão negociados entre produtores cearenses e de diversos estados do Brasil contribuindo com o melhoramento genético dos animais da Região. A exposição é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Grupo Gestor da Expocrato, a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos (ACCOA), a Prefeitura       Municipal      do     Crato,          e       outros parceiros. Neste período são mais de 5000 empregos diretos e indiretos gerados com a EXPOCRATO e seu entorno.  Além de um crescimento significativo de postos de trabalho, e um aquecimento representativo no comércio de bens, serviços e turismo da região do cariri.

Serão realizados durante os dias da EXPOCRATO, quatro grandes leilões de animais, de várias raças, além das exposições internacional e pan-americana de cães. Haverá ainda concursos leiteiros de bovinos e caprinos, julgamento de bovinos, ovinos e caprinos. “Com os leilões nós temos a oportunidade de promover o melhoramento genético do nosso rebanho, pois para a Expocrato vêm criadores com animais de alto padrão para serem comercializados”, destacou o presidente do SINDILOJAS CRATO..

Outros grandes atrativos na EXPOCRATO se tornaram destaques todos os anos, além de uma tradição.

São a casa de farinha, com a comercialização de Beijus e Tapiocas de diversos sabores tais como: amendoim, coco e natural. Um Engenho de cana-de-açúcar, com a moagem da cana para a venda da rapadura, batida, alfinim além da garapa com limão, gelo e mel. Este ano, a previsão é que, serão utilizadas na moagem cerca de 130 toneladas de cana de açúcar,  cerca de 15 toneladas de farinha, produzidas pelas associações de agricultores familiares do Cariri, são utilizadas na fabricação dos tradicionais beijus e tapiocas em fornos de barros.

O artesanato também ganha espaço significativo no espaço da EXPOCRATO.

Para o Presidente do SINDILOJAS-CRATO, Sr. José Gilson Alencar, a Expocrato representa a oportunidade de geração de emprego, renda e turismo. Além das exposições e leilões, diversos cursos de capacitação são promovidos pela Ematerce e pela SDA, através do Governo do Estado do Ceará, que reúnem um bom número de agricultores e pecuaristas da Região.

 

 

Sindilojas Crato

E-mail: sindilojascrato@gmail.com

 

Fone: (88) 3521-3626

Sobre o Sindicato

Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Crato

  • Endereço:
    Av. Duque de Caxias, 714 - 1º andar - sala 104 - Centro
  • CEP: 63101-310
  • Processo: 1002
  • Telefone(s):(88) 3521-3626
    Fax:(88) 3521-3626
  • Email contato: sindilojascrato@gmail.com
  • Presidente:
    JOSÉ GILSON RIBEIRO DE ALENCAR PARENTE